QUEM SOMOS


     Baianos na Luta é um coletivo composto por 12 Médicos e futuros Médicos de Família, fundado em 25 de agosto de 2008, que trabalham na Região Metropolitana de Salvador e Recôncavo Baiano. O grupo tem realizado uma série de interveções na tentativa de construção da rede de saúde, na mobilização social e na multiplicação de atores políticos para estas localidades.
     A proposta da Medicina de Família e Comunidade no contexto de duas das regiões mais pobres da Bahia envolve uma série de desafios, que impulsionaram o Coletivo a ampliar seus horizontes para outras pautas como a inclusão produtiva, a geração de renda e o acesso aos serviços públicos em geral. Dentro de seu trabalho, o grupo tem como premissa o seguimento dos Princípios Ordenadores da Atenção Primária:

1) Primeiro Contato - Serviço que atua como a "porta de entrada" do usuário ao sistema de saúde cada vez que um novo problema é apresentado. Um serviço é porta de entrada quando a população e a equipe o identificam como primeiro recurso de saúde

2) Longitudinalidade - Existência de uma fonte regular de atenção ao longo do tempo, o que contribui para a formação de um vinculo entre usuário e profissionais da saúde.

3) Integralidade - Capacidade de lidar com os problemas de saúde da população, seja resolvendo-os, seja permitindo que o paciente tenha acesso aos serviços que não são do escopo da atenção primária.

4) Coordenação - funcionamento de forma integrada dos níveis primário, secundário e terciário. Estado de harmonia numa ação ou esforço comum.

5) Foco na Família - Considera a família como foco da atenção primária, exigindo dos profissionais das equipes uma compreensão integral e sistêmica e conhecimentos sobre os membros das famílias atendidas e os problemas de saúde dos mesmos.

6) Orientação Comunitária - Abordagem mais ampla da atenção, conhecimento de aspectos sociais das comunidades atendidas.


Os membros do grupo estão localizados da seguinte maneira: 1 médica em Vera Cruz, 2 médicos em Cruz das Almas, 2 médicos em Lauro de Freitas, 2 médicos na rede de urgência em Salvador, 1 médica tutora da Especialização em Saúde da Família em Salvador e 6 estudantes de medicina em Salvador. Segue abaixo a descrição de cada um e suas localidades de trabalho:


- Ana Clara Fonseca


- Fabrício Nery Marques - Unidade de Saúde da Família Suzana Areal - Cruz das Almas


- José Leonam Silva Batista


- Julyana Quintino


- Luciana Guimarães Nunes de Paula

- Mariana Aragão


- Mariângela Costa Vieira - Unidade de Saúde da Família de Cacha-Pregos - Vera Cruz


- Mylena Melhem


- Paula Lorena dos Anjos Correia - Unidade de Saúde da Família São Judas Tadeu - Cruz das Almas

- Talita Rocha de Aquino


- Victor Rocha Santana - Unidade de Saúde da Família Israel Moreira - Lauro de Freitas

- Waldemir de Albuquerque Costa - Unidade de Saúde da Família Vila Nova - Lauro de Freitas