"A argila fundamental de nossa obra é a juventude. Nela depositamos todas as nossas esperanças e a preparamos para receber idéias para moldar nosso futuro." CHE
Dando sequência aos três principais objetivos do grupo - a organização da Rede de Saúde, a Mobilização Social e a Articulação de Novos Atores - priorizamos, dentre as diversas atividades, a possibilidade de compartilhar as experiências que desenvolvemos na região com participantes locais e regionais. Pela particularidade do trabalho em saúde, estamos organizando Estágios Curriculares em Medicina de Família e Comunidade para estudantes de medicina do 5º e 6º ano - dando oportunidade ao estudante de conhecer e aplicar ferramentas de trabalho fundamentais da Atenção Básica e vivenciar o funcionamento do serviço de 7 Unidades de Saúde da Família no recôncavo baiano. Abrimos importante precedente ao formalizarmos com a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública(EBMSP) a possibilidade de permanência de 1 mês durante o período do PIDE(Plano Individual de Desenvolvimento Educacional) como nosso grupo e iniciando diálogos com o Internato Rural(Estágio em Medicina Social) da UFBA.
Fazem parte de nossos materiais didáticos:
- Módulo Políticas Sociais
- Módulo Ferramentas da Psicologia e Sociologia
- Módulo Acolhimento
- Módulo Práticas Integrativas e Complementares
- Módulo Políticas de Saúde
- Módulo Clínica Ampliada
- Módulo Cirurgia Ambulatorial e Procedimentos
Dependendo da disponibilidade de tempo do estudante(quize dias, 1 mês, 2 meses), podemos ampliar o período de acompanhamento ou focar em suas principais carências. Organizamos a distribuição dos estudantes, de acordo com seu perfil, entre as 7 unidades em que trabalham os membros do grupo nas cidades de Cruz das Almas e/ou Maragogipe. Dispomos de 1 preceptoria central e 7 preceptorias locais que fornecem o treinamento e avaliam o desempenho dos estudantes em campo prático.
Para os alunos do 1º ao 4º ano de medicina ou estudantes de outros cursos, oferecemos ainda a possibilidade de realização de Estágios de Vivência na realidade de vida dos moradores do Recôncavo Baiano. Esta experiência tem por objetivo aproximar o estudante universitário da realidade sócio-econômica, política e cultural brasileira, com atenção especial às camadas sociais carentes e marginalizadas, promovendo uma maior aproximação com as reais demandas da população urbana excluída, das comunidades rurais de pequenos agricultores familiares, comunidades ribeirinhas e populações tradicionais (Quilombolas). Contribuindo assim, para a formação de um profissional diferenciado, comprometido com a transformação da sociedade, capaz de entender e intervir de acordo com a dinamicidade dos processos sociais em curso, e de um ser humano consciente do papel histórico das organizações populares, e dele próprio enquanto agente desta transformação.
Não existem pré-requisitos nesta modalidade - apenas que participem do treinamento pré-vivência que realizamos no local - , mas sugerimos que nos avisem com antecedência o período disponível do estudante, para que possamos organizar formatos com as demais turmas sem prejuízo do conteúdo vivenciado. Em breve disponibilizaremos o material didático utilizado.
Quer conhecer melhor nosso Estágio?
Caso você (estudante, profissional ou professor) tenha interesse em conhecer o nosso programa de Estágios ou Vivências, entre em contato conosco enviando e-mail para:
- doutorwal@yahoo.com.br